quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PROJETO DA FESO APROVADO NA FAPERJ: MAIS UM!


Ao anunciar, nesta quinta-feira, 22 de novembro, a listagem dos contemplados na terceira edição do edital de Apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico regional no estado do Rio de Janeiro (DCTR) – 2012, a Fundação divulga seu apoio a 38 novos projetos. Voltados a estimular vocações e prioridades regionais que otimizem potencialidades estratégicas, todos esses projetos procuram contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões fora da área metropolitana do Rio de Janeiro. Criado em 2008, o DCTR chega, este ano, a sua terceira edição.
Das dez instituições beneficiadas, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com 11 propostas aprovadas, foi a instituição que mais projetos contemplados. Seguiu-se a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com 10 propostas aprovadas; a Universidade Federal Fluminense (UFF), com sete; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com três; e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com dois. Também foram contemplados o Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia; a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de Paracambi; a Fundação Educacional da Serra dos Órgãos (Feso); o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); e o Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa).
O programa, que visa incrementar a infraestrutura de instituições de ensino superior e pesquisa, ou de seus campi regionais, sediados na extensa área compreendida pelos municípios fora da região metropolitana do Rio de Janeiro, teve seus recursos ampliados de R$ 4 milhões para R$ 5,2 milhões, a ser investidos no incentivo à interiorização do crescimento científico e tecnológico fluminense.
Segundo o presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, "o DCTR atende a demanda de pesquisadores e gestores de instituições de ensino e pesquisa fluminenses para um apoio diferenciado à pesquisa e à infraestrutura das instituições do interior do estado". Ele destaca também a crescente procura que o programa tem tido a cada uma de suas edições. "Sem dúvida, trata-se de um edital que, devido à grande demanda qualificada e ao seu grande alcance passou a integrar o calendário regular da Fundação", afirma.
Os proponentes dos projetos aprovados deverão aguardar comunicada da Fundação para retirada e entrega da documentação, como previsto no edital.
O nosso projeto tem como coordenador o Prof. Herbert Sizenando dos cursos de farmácia e medicina do UNIFESO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário